Eventos PPGCOM ESPM 2021

EVENTOS DOS GRUPOS DE PESQUISA EM 2021: o Grupo de Pesquisa DESLOCAR – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo organizou os webinares: Comunicadores indígenas, fronteira e pandemia, com as palestrantes Ariane Sussui e Vangela de Morais (UFRR); Imigrantes e refugiados LGBTIQ+: perspectivas socioantropológicas e comunicacionais, com os palestrantes Vitor Lopes Andrade (University of Sussex) e Hadriel Theodoro (ESPM); O método sensível em narrativas de infâncias refugiadas, com a palestrante Fernanda Paraguassu (UFRJ) e Juliana Doretto (PUCCAMP); e Fronteiras, migração e pandemia, com os palestrantes João Carlos Jarochinski Silva (UFRR) e Handerson Jospeh (UFRGS). O Grupo de Pesquisa GRUSCCO – Subjetividade, Comunicação e Consumo promoveu os webinares Seminário com Fernanda Bruno (UFRJ) e Seminário de Pesquisa com Francine Tavares (UFRJ), Seminário de Pesquisa com a Profa. Dra. Danila Cal (UFPA) e Seminário com a Profa. Dra. Vera Follain de Figueiredo (PUC-Rio). O grupo SENSE – Comunicação, Consumo, Imagem e Experiência organizou a II Jornada Entre Estética e Política, com o tema Corpo, performances e fabulações. O grupo MNEMON – Memória, Comunicação e Consumo – organizou os webinares: III Ciclo de estudos: Jerusa Pires Ferreira – A visita da Peste e o III Diálogos MNEMON: Memória e Mercado – A despedida da Kombi. O grupo BIOCON – Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo organizou os webinares A Política no Contemporâneo: narrativas do consumo político na era digital; A Cidade e o Consumo: modos de habitar no contemporâneo; Mundos Possíveis – Outvertising: publicidade fora do armário, com pesquisador Leonardo Mozdzenski (UFPE); Mundos Possíveis – O fora de moda está na moda?, com Maria Claudia Bonadio (UFJF). O GP JUVENÁLIA promoveu, dentre outros, o Simpósio Internacional Mucho, Mucho Amor: a complexidade midiática de Walter Mercado e o Encontro Temático Seguir Cartografando, com Suely Rolnik (PUC-SP). O GP Comunicação, Consumo e Arte organizou os webinares O consumo dos estilos musicais e suas representações sociais na cidade de Maceió – AL, com Victor Barros (ESPM) e Panorama cultural brasileiro, com Gisele Jordão (ESPM). O GPECC promoveu o webinar O Smartphone Global: Impactos para a Comunicação, Sociabilidade, Parentesco, Cidadania, Saúde e Envelhecimento, com Daniel Miller (UCL, Londres), Alfonso Oategui (PUC, Chile) e Marília Duque (ESPM, Brasil).

 

I CICLO DE DEBATES MEDIALAB PPGCOM ESPM: Comunicação, Consumo e Mercado. O ciclo, composto por seis mesas, reuniu pesquisadores do PPGCOM ESPM e profissionais de empresas preocupados com os temas propostos. A primeira mesa, intitulada Comunicação com Pessoas Idosas em Canais Digitais: Longevidade, Distanciamento Físico e Pandemia, contou com a participação da Profa. Gisela Castro (PPGCOM ESPM), Juliana Acquarone Rocha (fundadora da Mercado Sênior), Rodrigo de Marchi (Head of Marketing da Nestlé Health Cereals) e Tânia Zahar Miné (ESPM). A segunda mesa foi sobre o tema O consumo simbólico em uma perspectiva de gênero: como abordar as novas masculinidades?, conduzida pela Profa. Eliza Casadei (PPGCOM ESPM), Pedro Pittella (Diretor de Recursos Humanos da Sanofi no Brasil) e Tiago Koch (idealizador do projeto Homem Paterno). A terceira mesa foi intitulada Diferença e Inclusão no Mercado de Trabalho e organizada por Denise Cogo (PPGCOM ESPM) e Gabriela Almeida (PPGCOM ESPM), com a participação de Ricardo Sales (sócio-fundador da consultoria Mais Diversidade) e Pedro Jaime (ESPM). A quarta mesa foi Desafios Para uma Comunicação Inclusiva, com a Profa. Tania Hoff (PPGCOM ESPM), Emília Rabello (fundadora do Outdoor Social), Ian Black (CEO da New Vegas) e Eduardo Camargo (fundador da Mutato). A quinta mesa, intitulada Comunicação, consumo e memória institucional, foi conduzida pela Profa. Mônica Nunes e contou com a participação de Tânia Lima (Gerente de Memória Institucional da Votorantim) e Viviane Lima (responsável pela Gestão de Ações Internas e Pesquisas Históricas do Centro de Memória Bunge). Por fim, a última mesa foi Consumo Midiático e Desinformação, composta pela Profa. Egle Spinelli (PPGCOM ESPM), Emílio Moreno (Responsável pela gestão de Comunidades no Redes Cordiais) e Hugo Cuccurullo (sócio da Daesquina Produções e diretor de conteúdo do projeto Canal Reload, vencedor do Google News Initiative Innovation Challenge da América Latina em 2019). O objetivo do ciclo foi aproximar as pesquisas já desenvolvidas pelos professores do PPGCOM ESPM de empresas e organizações do terceiro setor, em um espaço de troca de experiências.

 

EVENTO DE ESTREIA MIGRACINE: O lançamento da plataforma Migracine, em 2021, contou com a palestra A autorrepresentação como atitude transformadora no cinema, ministrada por Welket Bungué. Bungué é artista transdisciplinar, de etnia balanta, nascido na Guiné-Bissau em 1988. Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente em nível internacional. É co-fundador da produtora KUSSA, licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema, da Deutsche Filmakademie, e da European Film Academy.